Textos e...

Textos e Imagens

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

O VERDADEIRO EU


Ao longo da vida vamos construindo a nossa identidade a partir da nossa história familiar, dos nossos relacionamentos sociais e dos valores que nos são impostos pela sociedade como um todo, na maioria das vezes, acontece uma enorme distância entre o que desejamos e o que o mundo espera de nós. Para muitas pessoas, não corresponder à expectativa do mundo simboliza uma atestado de fracasso, de que falharam, não conseguiram seguir o modelo por este definido como o de um ser vencedor….Para estas pessoas, aliás, tomar consciência dos próprios desejos é algo bastante difícil, visto que não desenvolveram o hábito de se auto questionar e reflectir acerca dos próprios sentimentos e daquilo que se lhe apresenta mas que nada tem a ver com eles, o que acontece comnosco.Seguem pela vida de acordo com o que lhes foi “ensinado” ser o certo, e sentem-se totalmente impotentes para questionar tais valores. Acham até impossível. Muitas desconhecem as raízes da própria infelicidade e recusam-se a vislumbrar a verdade, pois isto exigiria o reconhecimento de que não possuem a coragem necessária para mudar.


A busca da felicidade inclui, para a maioria de nós, a necessidade de reconstruir o próprio Eu, mudando o que for preciso para que nossa vida se adapte aos nossos mais profundos desejos. A sintonia entre o que nosso coração deseja, e o que vivenciamos, é a chave para alcançarmos a serenidade, a paz e o equilíbrio interior com os quais todos sonhamos. Este processo é geralmente bastante doloroso, pois requer que nos desfaçamos de nossas velhas carapaças para que o novo Eu renasça, embora frágil a princípio, como uma criança que se sente insegura ao dar os primeiros passos…


Porém, à medida que nos descobrimos senhores de nossa Caminhada, não precisamos mais aparentar o que não sentimos ou viver o que já não desejamos, uma nova força se apodera de nós, um poder interior que nem sequer desconfiávamos possuir.


E este poder ninguém conseguirá desviar de nós, pois uma vez desperto ele jamais desaparecerá. Adoptemos a responsabilidade nas nossas próprias mãos, é a nossa vida. Assim, façamos o que pretendemos fazer e nunca o que não inspiremos fazer. Se precisarmos sofrer por isso, que assim seja, soframos. Precisamos pagar um preço por tudo, nada é de graça na vida. Se gostamos de algo que toda a gente condena, magnífico! Deixemos que eles condenem! Aceitemos essa consequência, vale a pena. Se não gostarmos de algo que toda gente considere de belo, isso não tem importância, porque nunca desfrutaremos a nossa vida se fomos seguir a dos outros. É a nossa vida, e, quem sabe, amanhã poderemos morrer... Portanto, desfrutemos dela enquanto estivermos vivos! Ela não é da responsabilidade de ninguém, nem de nossos pais, nem da sociedade, nem de qualquer outra pessoa.


“Trata-se da nossa vida”. Aprendemos desde pequenos a escolher o nosso lugar levando em conta muitas coisas... ouvindo muitas vozes... que falam de felicidade... de sucesso... de poder... e até de servir... que ensinam muitos caminhos que também levam em conta muitas coisas, mas quase nunca a vontade da nossa Alma. Se olharmos ao nosso redor podemos muito bem perceber, onde essas vozes, que, não são as da Alma, eu arriscaria a dizer de TODOS NÓS, levaram o Planeta… Quando criamos muitos planos e nos prendemos, passamos a vida a defender esses planos, muitas vezes lutando com a realidade que é bem diferente do que sonhamos... E acreditem, pode ser muito melhor do que sonhamos, se nos permitirmos vivê-la. Quando tentamos impedir a vida, de passar... fechando-lhe a porta, pela forma em que se apresenta, gastamos tanta energia, que, quando finalmente ela passa, podemos já não ter forças para vivê-la ou perdemos parte dela. Aceitar o que a vida nos oferece cada dia, pode tornar bem mais leve a nossa existência... Mas para que essa aceitação seja profunda e verdadeira, é preciso abrir mão daquelas coisas que saíram um pouco diferentes daquilo que planejamos... ou muito diferentes.


Se as coisas não aconteceram daquela forma que planejamos, com certeza o nosso não era o melhor plano, e o Universo tinha outro melhor para nós. Mas se resistirmos nem percebemos que planos são esses, e muitas coisas encantadas passam diante de nossos olhos que estão presos ao que deveria ter sido e não foi. É o que acontece com a maioria dos humanos.Deixemos a vida entrar para fluirmos com ela! Ela pode trazer-nos o que nunca sonhamos... e aí é que está o Encantamento...

“Se sonhar um pouco é perigoso…a solução para isso não é sonhar menos, é sonhar mais!” -Marcel Proust –

"Quando Queremos alguma coisa, todo o Universo e A Natureza conspiram para que se realize". – Paulo Coelho –




1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial