Textos e...

Textos e Imagens

quinta-feira, abril 19, 2007

O Homem mais santo do mundo


Há uma velha lenda egipcia que nos fala de um monge muito santo que vivia no deserto, que havia abraçado a maior pobreza.
Muita gente da cidade tinham-no por santo, e dizia-se que ele era o homem que estava mais perto de Deus.
Assim parecia, pois este este monge passava muito tempo numa serena contemplação e diálogo com Deus.
Um dia chegou aos ouvidos do monge o que as pessoas diziam dele, e picado pela curiosidade perguntou a Deus:
Diz-me, Senhor,é verdade o que as pessoas dizem de mim, que sou o homem mais santo e o que está mais perto de Ti ?
Queres mesmo saber ? Porque estás tão interessado? Perguntou Deus..
O monge respondeu:
Não é a vaidade que me leva a perguntar-te isto, senão o desejo de aprender. Se

há alguem mais santo que eu, devo ser o teu discípulo para saber aproximar-me mais de Ti..
Deus disse-lhe: “Muito bem, vai ate á aldeia mais proxima e pergunta pelo carniceiro do povo, ele é o mais santo”..
O monge surpreendeu-se muito com a resposta do Senhor, pois naquela época os carniceiros gozavam de má fama, mas obediente fez o que o Senhor lhe indicou.
Chegou ao povo e pode observar o carnicero, e não encontrou nada de extraordinario. Ao ve-lo ate o achou um pouco mal humurado e observou-o com preocupação, que cada rapariga bonita que chegava perto do carniceiro, era olhada de uma forma “pouco santa “ pelo carniceiro..
Quando terminou de atender as pessoas e se preparava para fechar o negocio, o carniceiro, surpreendido perguntou-lhe o que queria. O monge conto-lhe o que o havia levado a ve-lo e o carniceiro ficou ainda mais más surpreendido.
“ Olhe Padre, não duvido da sua palvra mas surpreende-me muito que Deus lhe tenha dito isso, sou um grande pecador, embora vá a igreija não o faço com tanta frequencia como devia. Mas enfim, "mi casa es su casa “. E convidou-o a comer com ele, quando ele entrava numa parte da habitação onde estva um velho ançião encostado recebeu todos os cuidados do carniceiro ,que lhe deu de comer á boca e o aconchegou com carinho para que dormi-se bem...
“Desculpe a minha indescrição disse-lhe o monge ao carniceiro- é seu pai? “Não não é” respondeu-lhe. “Na verdade é uma longa história”..
“Poderia contar-me a historia ?”Pediu o monge .
“A si eu conto pois sei que os monges sabem guardar segredos. Este homem foi que matou o meu pai. quando vim á cidade o meu primeiro impulso foi mata-lo para me vingar mas ele estava velho e doente e senti pena dele.

Lembrei-me do meu pai, que sempre me ensinou a perdoar e em seu nome decidi trata-lo com amor, como trataria do meu pai se ele fosse vivo”..
Não está mais perto de Deus aquele que cumpre as praticas de piedade e dedica muito tempo a realizar actos religiosos, esta sim mais perto de Deus aquele que ama e perdoa mesmo que o odeie.
Porque quem trabalha assim faz o mesmo que Deus...........

9 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial