Textos e...

Textos e Imagens

sábado, abril 21, 2007

O Circo


Quando era pequeno,uma vez estava com o meu pai na fila para comprar entradas para o circo. No fim ,só estava uma familia entre a belheteira e nós.
Esta familia impressiono-me bastante. Eram oito miudos,provavelmente menores de 12 anos. Via-se que não tinham muito dinheiro. A roupa que levavam vestida não era cara,mas estavam limpos. Os miudos eram bem educados, todos estavam bem sossegados na fila, dois a dois atras dos pais, de mãos dadas.Falavam com exictação dos palhaços , dos elefantes e de outros numeros que veriam essa noite. Notava-se que nunca antes tinham ido ao circo. Prometia ser uma recordação para toda a vida deles. O pai e a mãe estavam á frente do grupo,de pé ,orgulhosos. A mãe ,de mão dada ao seu marido,olhava para ele dizendo-lhe " És o meu cavaleiro de armadura brilhante",Ele sorria, cheio de orgulho e olhando para ela como se responde-se:" tens razão". A empregada da belheteira perguntou ao pai quantas entradas queria. Ele respondeu com orgulho: "Por favor, de-me oito entradas para menores e dois adultos,para poder trazer a minha familia ao circo". A empregada indicou-lhe o preço. A mulher soltou a mão do seu marido,Rodou a sua cabeça e o lábio do homem começou a torçer-se. Este aproximou-se um pouco mais da belheteira e perguntou: Quanto disse?".A empregada voltou a repetir o preço. Como iria dizer aos seus filhos que não tinha dinheiro suficiente para os levar ao circo? Vendo o que se passava, o meu pai pos a mão no bolso,sacou uma nota e atirou-a ao chão. (Nós não eramos ricos nada disso).O meu pai agachou-se ,apanhou a nota ,bateu no ombro do homem e disse-lhe: " Desculpe senhor caiu-lhe esta nota do bolso" O homem apercebeu-se do que se passava. Não gostava que o ajudassem , mas sem duvida que apreciava a ajuda numa situação desesperada,angustioza e incomoda. Olhou para o meu pai directamente nos olhos ,com as suas duas mãos tomou a mão do meu pai,apertou a nota e com os lábios trémolos e uma lágrima a rolar pela sua face disse:" Obrigada senhor."Isto significa realmente muinto para a minha familia e para mim".O meu pai e eu regressamos a casa.Nessa noite não fui ao circo,mas não me importei... "Não dês o que te sobra" Dá com alegria e ate que te doa"

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial